Hoje vou contar uma história pra vocês...
Essa história começa no subsolo da terra, de lá, retiraram uma substância meio liquida, meio oleosa, formada por muitos hidrocarbonetos, levaram então, essa substância pra um local onde pudessem destilar aquele liquido. Depois que o destilaram pegaram uma parte dele e fizeram uma mistura muito complexa, o resultado dessa mistura foi um material organico de uma constituição macrocelular, que é bastante maleavel. Com esse material fizeram uma espécie de "bolsa" que como o material de que foi feito é bastante maleável. O nome dessa bolsa é saco plástico.
O saco plástico é um objeto que serve para carregar certas mercadorias. Foi introduzido no ano de 1970 e rapidamente se tornaram populares, toda essa "popularidade" ocorre porque nós "ganhamos" eles gratuitamente das lojas. e depois de utilizados por nós DEVERIAM ser reciclados, porém não é isso que ocorre. pois reciclar 1 tonelada de sacos plásticos custa cerca de 4000 dólares enquanto a mesma quantidade de sacolas é vendida no mercado de matérias-primas por 32 dólares.
então o que acontece com os saquinhos??
(Vai ser aí que o moçinho da nossa história vai se tornar o vilão.)
Serão arrastados pelos ventos que os levarão até diferentes lugares da terra, dos mares e dos rios.
Eles vão intupir bueiros e provocar enchentes, mas isso não é o pior... Os sacos plásticos se fotodegradam, ou seja, com o passar do tempo eles ficam menores e mais tóxicos, e o seu efeito sobre as vidas sivestres são muito graves: as aves ficam presas; tartarugas, golfinhos e focas confundem com alimento e morrem sufocados.
Mas essa história não está acabada e quem pode ajudar as sacolas plásticas a deixarem de ter um efeito tão catastrófico na natureza somos nós!!!!
quer saber como???
É bem simples: Passar a usar uma bolsa de tecido!
Tomando essa atitude economiza-se 6 sacos por semana, que é o mesmo que 24 por mês, ou 288 por ano ou ainda 22.176 durante a vida!
Se 1 em cada 5 pessoas no Brasil fizesse isso seriam cerca de 1.330.560.000.000 sacolas economizadas!!!
0 comentários:
Postar um comentário